segunda-feira, 30 de agosto de 2010

A UM PASSO DO ABISMO

Por Bruna Porto


Quando entramos na juventude o assunto que nos cerca por todos os lados é NAMORO.
Apesar de ser algo que todos nós desejamos, devemos tomar cuidado, pois o namoro pode se tornar um passo para um grande abismo.

Imagine uma paisagem nas montanhas. Você está fazendo uma viagem, admirando a beleza e o clima do lugar. Aventurar-se entre as montanhas é um desafio emocionante, mas potencialmente perigoso. A estrada em que você está viajando termina em um grande precipício. Do outro lado, há uma outra estrada, e você quer continuar a aventura.
Enquanto você pensa como atravessar, um morador do lugar fala para um adolescente que brincava muito perto do precipício: "Cuidado, muitas pessoas que não respeitaram este abismo acabaram se machucando, e outras não sobreviveram à queda até o fundo".
Atravessar o abismo entre os dois lados não é nada fácil, e pouco seguro se a tarefa é empreendida sem preparo e com imprudência. A melhor maneira de atravessar aquele abismo e ao mesmo tempo admirar a beleza do lugar seria através de uma boa ponte.






Digamos que esse abismo pode ser comparado com o relacionamento entre um homem e uma mulher. 
O namoro sem dúvidas é uma grande experiência nas nossas vidas, mas precisamos tomar cuidado, pois pode se tornar uma aventura perigosa tudo vai depender da ponte que existe entre as duas pessoas.

Muitos usam o sexo como a via para atravessar o precipício. Essa ponte não passa de uma série de tábuas podres amarradas entre duas cordas.
Nenhuma ponte desse jeito pode garantir a segurança ao atravessar o abismo entre um homem e uma mulher.
A ponte de madeira podre é uma fantasia, uma falsificação passando por coisa verdadeira. Uma boa ponte sobre o abismo teria muretas de proteção, e os limites impostos pelas muretas nos permitiriam uma grande liberdade.
Alguns namorados se acham espertos, pensando que podem correr o quanto quiserem, sem observar as "muretas laterais e a sinalização", e acabam se machucando logo no início. CUIDADO! Minutos de prazer podem trazer tristeza por muitos anos. Só existe uma ponte segura e ela se chama casamento. Só ele pode garantir o verdadeiro sexo seguro. Esse é o caminho da verdadeira emoção, da satisfação e da aventura.

Os limites geram liberdade
Na palavra de Deus encontramos vários limites e indicações que garantem segurança e satisfação no andamento do namoro.
Vejamos os 10 mandamentos do Namoro:
Não namore por lazer ou passatempo;
Não se prenda a jugo desigual ( Não vos prendais a jugo desigual com os infiéis: porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas? 2 Coríntios 6:14);
Imponha limites no relacionamento;
Diga não a tentação;
Promova o diálogo e a comunicação;
Cultive o romantismo;
Mantenha a dignidade e o respeito;
Pratique a fidelidade;
Assuma publicamente seu namoro;
1 Faça com que Deus torne-Se parte do seu namoro.

Voltando ao exemplo da ponte, lembre-se que as muretas sólidas são os princípios imutáveis estabelecidos por Deus, o engenheiro da ponte.
Como projetista original da nossa sexualidade, Deus nos explica detalhadamente Seu projeto e nos dá um mapa para que atravessemos esta "ponte" com segurança.

O Criador e Inventor dos seres humanos sabe o que é melhor para nós. Deus sabe como devemos funcionar e nos deixou a Bíblia como "manual do fabricante" com instruções precisas para o nosso conserto. Busquemos nela a sabedoria, que começa temendo a Deus, prestando atenção e seguindo Suas instruções assim como diz em Provérbios 9:10. "O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do santo a prudência.

Como cristãos devemos nos manter sempre dentro dos caminhos do Senhor, alertando todos quantos conhecemos sobre os perigos de andar a um passo do abismo.
Não caia na tentação de desenhar sua própria ponte, nem tente um caminho aparentemente mais curto. Só há um caminho verdadeiro.

Lembre-se que vale a pena deixar Deus conduzir o seu namoro, pra que você tenha um casamento abençoado e exemplo para os futuros jovens.

• Essa mensagem foi baseada na lição da revista Vivendo uma vida de Qualidade, estudando Provérbios.


Que Deus possa estar sempre em nossos relacionamentos, amém?! ;)
Quer ver o seu texto aqui no ABG? mande um e-mail com o seu texto/devocional/ fotos e etc para o e-mail: blogbelagarota@gmail.com  

Um comentário:

  1. Poxa que legal ver meu texto aqui...

    Que Deus te abençoe florzinha...

    bjoO

    Fique na Paz!!!

    ResponderExcluir