quarta-feira, 29 de setembro de 2010

A PLENITUDE DO PECADO E A PLENITUDE DO ESPÍRITO

Bom dia, tudo certo? 
Agradeço a todos que estão seguindo Bela Garota e pelos poucos comentários. Fico feliz de saber que os posts edificam a vida de várias pessoas. 
Um ótimo dia pra vocês!
Beijos, fiquem com Deus - e falem comigo tá?
Enchei-vos do Espírito. Efésios 5.18
 O livro de Eclesiastes diz que o coração humano "está cheio de maldade e de loucura durante toda a vida" (Ec 9.3). Não está vazio, nem pela metade, nem cheio. Os Provérbios também fazem a mesma declaração (Pv 26.23-25).
 O livro do profeta Isaías começa com um discurso estarrecedor a respeito de Israel: as assembleias religiosas estão "cheias de iniquidade" (1.13), as mãos dos que oram estão "cheias de sangue" (1.15) e a própria cidade de Jerusalém está "cheia de assassinos" (1.21). A plenitude do pecado é tal que "da sola do pé ao alto da cabeça não há nada são" (1.6).
 O discurso de Paulo não é menos dramático. Ele afirma que os homens "tornaram-se cheios de toda sorte de injustiça, maldade, ganância e depravação" (Rm 1.29).
 A convicção da plenitude do pecado, o arrependimento e a fé em Jesus como Salvador e Senhor produzem a conversão do pecador. Então ele torna-se templo do Espírito Santo . É a possibilidade de se substituir a plenitude do pecado pela plenitude do Espírito Santo (Rm 8:1-11). Aquele que nasceu da água e do Espírito deixa-se encher do Espírito (Ef 5.18). Porém, esse não é o estágio final da salvação. Liberta da culpa do pecado, pela justificação, e da tirania do pecado, pela santificação, a nova criatura em Cristo aguarda a libertação de todo vestígio do pecado, pela glorificação. Isso acontecerá por ocasião da parusia de Jesus Cristo, com poder e glória, e da ressurreição do corpo.
[texto de Elben M. Lenz César]

Nenhum comentário:

Postar um comentário